Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

[Projeto] Computador de Vôo para Foguete de Água (CV-001) - FINALIZADO

Bom galera, primeiramente quero pedir desculpas por estar a tanto tempo sem postar nada de novo.



Conforme dito no ultimo post desenvolvi, com o apoio do Vicente Garcia M Junior, o CV-001. Este é um computador de voo para foguetes de água, que tem por finalidade fazer a abertura do paraquedas no hora programada, impedindo danos no foguete.

Este é um vídeo do  Vicente Garcia M Junior que mostra o CV-001 pronto e funcionando.

Bom os vídeos estão bem explicativos sendo desnecessárias explicações adicionais, porém caso fique alguma dúvida estejam a vontade para postar suas perguntas.




Um abraço!!!

http://www.mecainbrasil.com


Atualizado em 10/12/2011 - Colocado e layout da placa em PDF e disponibilizado o esquema elétrico.

29 comentários:

  1. Caro Morberk... interessantíssimo projeto, que vem a salvar os que lançam foguetes como hobby ou para fins educacionais, como eu... parabéns!

    Estou bastante interessando nele, fiz o download dos arquivos aqui, mas não consigo abrir o CDR em nenhum lugar! Qual versão do CorelDraw usou nele?

    Seria possível obter mais detalhes dele? gostaria de construir um aqui, para testá-lo também! Antecipadamente agradeço.

    Forte abraço,

    Prof. Suintila

    ResponderExcluir
  2. Prof. Suintila V. Pedreira , obrigado!!! Fico bastante satisfeito com essas declarações.
    Quanto a versão do CorelDraw que usei foi a X5, caso queira me diz a versão que você tem que eu salvo um novo e te mando.
    Com certeza posso te fornecer mais detalhes basta me dizer o que quer saber!!!
    Basicamente o CV-001 é comandado por um PIC 16F628A, o qual aciona um servo motor de 9g, desses de aeromodelismo!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Ah... então é isso! Eu uso o CorelDraw X3 aqui! Mas não se preocupe... vou baixar uma versão de testes do X5 e eu mesmo faço a conversão do arquivo. Vou tentar construir eu mesmo um protótipo aqui, e te mantenho informado dos avanços, ok?

    Mais uma vez, muito obrigado, e um forte abraço!

    Prof. Suintila

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo foguete.... estou na contrução de foguetes de agua também.. estou na construção de um foguete de 5 estágios, e esse computador de voo vai me ajudar muito.. vlw e boa sorte com o foguete ai...

    ResponderExcluir
  5. depois de ver esse post decidi fazer um foguete tambem.

    e o resultado você pode ver aqui >> http://www.youtube.com/watch?v=9gaYXJUczwA&feature=feedu

    ResponderExcluir
  6. Muito bom igor. Obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Caro Morbeck, realmente me interessei pelo projeto,é muito superior ao timer que utilizo. Gostaria de mais detalhes, como esquema, e layout da placa, pois não consegui abrir no Corel 9.
    Agradeço quaisquer informações que você possa me enviar.
    Grato !

    Roberto- christof@ig.com.br/Piracicaba/SP

    ResponderExcluir
  8. Caro Roberto disponibilizei o layout da placa em PDF e o esquema elétrico conforme solicitado. Espero que tenha ajudado.
    Caso tenha mais alguma dúvida é só perguntar.

    Lembre-se de se increver no blog clicando em "Participar deste site" no canto superior direito e de assinar o nosso canal no YouTube, video.mecainbrasil.com para se manter atualizado com as nossas publicações.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Caro Morbeck, muito obrigado. Parabéns pela consideração que você tem para com seus seguidores. Agora é trabalhar no "bichinho".
    Um abraço.

    ROBERTO

    ResponderExcluir
  10. Morbeck,desculpe importuná-lo,mas é que não tenho experiência com PIC,então aí vai a dúvida: na foto, no layout da placa e no esquema não ví o cristal oscilador, mas ele aparece na protoboard do vídeo, no canto superior direito, dando a impressão que ele não faz parte do circuito. Este circuito não utiliza cristal?

    Grato !
    Um Abraço.

    ROBERTO

    ResponderExcluir
  11. Roberto, o CV-001 utiliza o oscilador interno do PIC, dispensando assim a utilização do cristal. Na protoboard ele está desconectado.

    Fique a vontade para perguntar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Caro Morbeck, novamente importunando. Já montei 2 gravadores de PIC, e utilizei os programas IC-Prog e WincPic. Porém, ambos estão informando erro na gravação. No IC-Prog, "Falhou no endereço 0000h". Com relação ao WinPic, informa o programa, pelo que pude entender, não grava os dados do 4º byte "0000" do endereço 0000, do programa. Onde será que estou errando ? Podes me ajudar ? Já montei a placa do CV-001, só aguardando a gravação do PIC.
    Obrigado, Um Abraço !

    Roberto
    "Um nó cego em PIC"

    ResponderExcluir
  13. Roberto, estes gravadores montados em geral causam muitos problemas mesmo não desanime.
    Presumo que estejas montando o modelo de gravador com interface serial e sem alimentação externa. Se isso for realmente verdade e você estiver usando um Notebook com conversor USB-Serial provavelmente ele não vai gravar mesmo pois a tensão fornecida pelo conversor não é suficiente para colocar o PIC em modo de gravação. Sugiro que teste em um Computador de mesa (Desktop).

    ResponderExcluir
  14. Ok Morbeck,grato pelo retorno. Finalmente consegui gravar o PIC, com gravador com fonte externa.Tinha problema de tensão da fonte externa. Uso desktop. Bem o PIC foi gravado. Porém...sempre tem um porém né? Consigo fazer a programação, tudo direitinho conforme o vídeo que você disponibilizou, mas o servo não responde conforme o esperado.Utilizo o mesmo modelo que você utilizou no vídeo.Poderia me informar sobre o concector do servo ? quem é quem ? Vcc, Vdd, signal. com as cores ?
    Não vejo a hora de terminar o protótipo e partir para o definitivo e substituir a tralha do temporizador com componentes discretos nos foguetes, que não são de água, e sim, com propelente sólido.

    Um Abraço !

    Roberto

    ResponderExcluir
  15. Roberto, fico feliz que tenha conseguido gravar o PIC.
    Estava olhando o material do projeto e verifiquei que por algum motivo, acho que descuido mesmo, neste projeto a conexão para o servo ficou fora de padrão. Para que funcione você terá que modificar o conector do seu servo para a seguinte sequência:

    (Olhando a placa na posição mostrada na primeira figura deste post)

    | | |
    Marron Amarelo Vermelho
    (GND) (Sinal) (+VCC)

    Espero que agora funcione e qualquer dúvida fique a vontade para perguntar.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  16. Morbeck, olha eu novamente. Protótipo montado, e funcionando. Não fecha o servo quando ligo a alimentação,mas sim,quando do primeiro imput de tempo. Mas não é problema. Agora, não necessito e também pelo sistema que utilizo na abertura da portinhola do para-quedas o angulo de deslocamento do braço do servo (180º) é incoveniente. Preciso de +- 40º. Como a linguagem HEX ou Assembler para mim é grego, poderia informar quais alterações no programa para que o deslocamente do braço do servo atinja somente até 40º? Ou um programa que compilede HEX ou Assembler para Basic.

    Grato !

    Um Abraço !

    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, segue o programa compilado.
      https://sites.google.com/site/mecainbrasil/home/main.hex?attredirects=0&d=1

      Excluir
  17. Morbeck, não entendo muito de eletrônica, mas quero montar esse microcontrolador, usando para foguetes de combustivel sólido, gostaria da lista de peças,se possível me mandar no email marcoskn65@yahoo.com.br. Creio que deva ser feita uma mudança para uso pirotécnico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcoskn65, todo o material necessário à construção está disponível para download. Se você olhar a imagem Esquema Elétrico - CV-001.jpg, dá para identificar os componentes necessários.
      Caso tenha alguma dúvida fala ai que tento ajudar.

      Com relação à mudança para foguetes de combustível sólido, descreva a sua sugestão que podemos ver se fazemos essas mudanças para você.
      Lembramos que caso precise podemos orçar a construção do protótipo para você.
      Grande Abraço e esperamos a sua contribuição para o futuro CV-002!!!

      Excluir
  18. Caro Morbeck.

    Atraves do blog Foguete H2O cheguei no seu site. Estou interessado no CV001, pois como o Vicente, tb. faço foguetes à água. Ao baixar os arquivos com o esquema e os componentes me ficou uma dúvida. O que é o componente "SOS". Me desculpe se a pergunta é trivial, mas entendo muito pouco de eletrônica.

    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu velho, não tem do que se desculpar!!!
      Aqui podes perguntar sem medo !!! Rss.
      Seguinte o "SOS" é um RELÉ DE MERCÚRIO que tem por função disparar o paraquedas no momento em que o foguete inverta o sentido do movimento, ou seja ele não atua enquanto o foguete estiver subindo mas quando ele começar a descer vai atuar!
      Espero ter esclarecido mas caso haja qualquer dúvida é só falar!!!

      Abraço!

      Excluir
  19. Valeu,

    Muito obrigado. Encomendei os relé de mercúrio na internet. Os demais componentes já estão na mão. Tão logo cheguem completo o circuito e te dou noticias.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Oi Paulo,

    Tem como me mandar o desenho do circuito no Corew ?

    Grato.

    ResponderExcluir
  21. Caro Morbeck,

    Última forma. O arquivo já está no pacote ;-)

    Sds.,

    ResponderExcluir
  22. Caro Morbeck,
    Muito obrigado por disponibilizar o CV-001, e os helps pedidos. Em 01/07/2012, utilizei o circuito e funcionou corretamente. Não encaminho o vídeo pois não sei como faze-lo, e, não tenho canal no You Tube. Também não consegui login neste blog para o comentário.

    Muito Obrigado !

    Roberto

    ResponderExcluir
  23. ola. fiquei muito interessado no seu computador. tentei muito intender, baixei o pdf, fiz tudo mais não entendi. não gosto de circuitos empressos, mesmo por que não consegui entender a disposiçao dos componentes no pdf. então eu ficaria muito grato se vc pudesse me mandar uma planta desse circuito mas montada em protobord para meu emaul. gab_az@hotmail.com.
    grato. gabriel.

    ResponderExcluir
  24. Pessoal gostaria de saber a relação do material a comprar para montar o sircuito !
    Pq o PC aqui em casa não está abrindo os arquivos .

    Pode passar do email wallace_uramechi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Olá, gostei muito do seu trabalho, baixei o PDF só que não quis abrir, teria como você me mandar a lista dos materiais e uma planta do circuito, caso possa fazer isso ficarei muito grato o email é Victormatheusuniverse@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Víctor, fiquei surpreso em receber sua mensagem.
      Faz muito tempo que postei este projeto é saber que até hoje ele está ajudando a galera é muito bom.

      Seguinte, não tenho mais nada desses projeto nos meus alfarrapos mas testei o Link e todos os arquivos necessários estão no arquivo compactado.

      Tenta baixar novamente e testa aí. Por aqui funcionou normalmente.

      No mais, grande abraço e aproveite.

      Excluir